Publicado em: 1 de agosto de 2016 | Categoria: Tudo sobre Cremação

RITUAIS DO ESPIRITISMO E PROTESTANTISMO

Cada religião tem sua particularidade e suas crença. Para o espiritismo e protestantismo, os rituais podem ser escolhidos entre a cremação e o sepultamento, conforme a vontade dos familiares.

Em ambas culturas, a morte é uma passagem. Por este motivo, os seus rituais permitem tanto o processo crematório como o enterro tradicional. Abaixo, você entenderá as particularidades das duas religiões.

Espiritismo

Para os seguidores do espiritismo, a morte não existe. O espírito usa o corpo físico como instrumento para se aprimorar. O corpo é uma veste e a reencarnação serve para o espírito evoluir.

Quando o corpo morre, o espírito se desliga e fica no mundo espiritual estudando e se preparando para uma nova encarnação. Com a reencarnação, o espírito adquire experiências e evolui em outro corpo sucessivamente.

Os espíritas velam seus mortos da mesma maneira que os demais religiosos. Durante o velório, fazem preces e procuram manter o equilíbrio porque o espírito do desencarnado pode continuar por perto durante um período. Os espíritas não usam velas nem flores nas cerimônias fúnebres. O corpo pode ser enterrado ou cremado. Para cremação costuma-se aguardar mais de 72 horas.

Protestantismo

Os protestantes acreditam que a morte é apenas uma passagem para outra vida e não aceitam a reencarnação. O movimento protestante acredita na próxima vida, mas em comunhão com Deus.

Para os protestantes, existe o céu e o inferno. O julgamento ocorre não pelas ações da pessoa em vida, mas pela fé que ela teve na palavra de Deus e pelo amor ao Senhor.

Os rituais de velório são semelhantes aos dos demais religiosos. No entanto, quando um protestante morre, o velório é feito em função da família e não para o morto. O mais comum é que o velório ocorra na igreja, mas também pode ser feito no próprio cemitério. Os seguidores do protestantismo não usam velas, apenas flores. O ritual, chamado de Liturgia para Ofício Fúnebre costuma ser feito pelo pastor, mas na ausência dele um leigo pode fazê-lo. A participação da comunidade é muito importante. São feitas leituras bíblicas e orações espontâneas. O corpo, de acordo com as tradições protestantes, pode ser cremado ou enterrado. Se for enterrado, no cemitério é acompanhado até o túmulo, onde a família recita um versículo da bíblia e o pastor faz uma breve despedida. Diferentemente da Igreja Católica, não há celebrações após a morte. Se a família desejar, pode fazer um culto de gratidão a Deus pela vida da pessoa, mas não é uma norma.

Fonte: O Tempo