Publicado em: 23 de junho de 2021 | Categoria: Espiritualidade

Inverno é tempo de recolhimento

Assim como a natureza, temos os nossos próprios ciclos que se iniciam e encerram a cada acontecimento. E o inverno traz esse momento de reflexão e olhar interno para nós mesmos, fazendo com que a gente se recolha agora para desabrochar lindamente na primavera. Isso acontece também quando estamos vivendo o processo do luto, e a estação mais fria do ano pode representar momentos que precisamos desacelerar para ouvir, entender e enfrentar as adversidades mais tarde.

A importância de olhar para dentro

Muitas vezes não estamos em nosso melhor momento, os pensamentos se confundem, e está tudo bem. Entenda que fases nebulosas podem chegar assim como os dias frios, mas elas são passageiras e podem ser vistas como libertação de sensações negativas. Tudo se renova e amanhã é outro dia com um novo despertar do sol.

Semeando a positividade

Por conta do frio, os dias são mais curtos, então recebemos menos energia solar. Assim como os animais que hibernam, nós também estamos nos recolhendo, diminuindo o ritmo e consequentemente dormindo mais. É importante não deixar-se levar por pensamentos negativos, interromper essa corrente e repensar suas ações, trazendo novamente o otimismo e a autoconfiança.

Momento de renovação

Chegou a hora de se desfazer de objetos, sensações de medo, pensamentos limitantes e sentimentos acumulados. É preciso exercitar o desapego e o perdão para seguirmos mais leves e darmos espaço para as novas sementes que chegam com a primavera. Ressignificar sentimentos é compreender e lidar com despedidas, afinal é um processo natural do ciclo da vida.