Publicado em: 26 de novembro de 2021 | Categoria: Luto e vida

Como falar sobre luto com as crianças?

Sabemos o quão difícil é lidar com a perda de quem amamos. Se falar sobre a morte ainda pode ser um tabu para os adultos, imagina com as crianças? Explicar sobre uma perda nunca é fácil, por isso, te convidamos para essa leitura.

Para nos ajudar nesse diálogo, conversamos com a Psicóloga, Denise Cápua Corrêa – CRP 07/6338, Especialista em Intervenções em Situações de Luto. Membro do CORA – Núcleo de Luto do CEFI

Quando os adultos precisam contar a uma criança sobre a perda de alguém ou de um bichinho de estimação, acabam por vezes sem saber como falar ou como tocar no assunto.

No intuito de protegê-las do sofrimento gerado pela perda, a tendência dos adultos, é de tentar minimizar o impacto gerado pela temática, e para isso utilizam-se de metáforas e eufemismos, por exemplo, dizendo que o ente querido viajou ou que virou estrelinha.

“O mais indicado é falar a verdade. É preciso conversar com a criança para explicar o que aconteceu”, relata.

A especialista expõe que a comunicação deve ser clara, e utilizando um vocabulário adequado à idade da criança. Afirma que é importante responder as suas perguntas e permitir a ela que possa expressar o que sente. Ao acolher os sentimentos da criança, você também poderá ajudá-la a nomear suas emoções. O acolhimento é fundamental neste momento, explica a profissional.

Quando podemos começar a introduzir o conceito de finitude com as crianças

Mesmo que as crianças não tenham assimilado o caráter irreversível da morte, podemos aproveitar situações cotidianas para introduzir a ideia de finitude na vida dos pequenos. Às vezes não percebemos, mas os ciclos da vida estão atrelados a tudo que diz respeito ao nosso convívio, uma flor que murcha no jardim pode ser um exemplo claro de fim. E quando somos questionados sobre o que aconteceu poderíamos responder: morreu.

E as crianças, mesmo na sua pureza e sua própria interpretação, podem compreender, talvez de uma forma mais simples ou leve.

Filmes animados que ajudam as crianças na compreensão sobre o luto

Como forma de tratar esse assunto alguns filmes animados mostram abertamente o contato com a perda e o luto. E muitos deles dão um novo significado a partida.

Separamos algumas animações que possuem abordagem sensível e tratam sobre o tema, confira:

Rei Leão (1994)

Quando o pequeno Simba, ainda filhote, perde o seu pai Mufasa, em um acidente, se depara com o luto e a dor extrema. Com muitos momentos marcantes, há uma cena em que o macaco Rafiki, ao ver o filhote de leão sofrendo, diz: “ele está dentro de você”, uma fala que atravessou gerações como um aprendizado sobre os vínculos afetivos que permanecem mesmo depois da partida de alguém.

Up – Altas Aventuras (2009)

Conta a história de amor entre Carl Fredricksen e Ellie, que teve início na infância dos dois e dura até a velhice. Após a morte dela, Carl – agora um senhor de 78 anos – decide partir para a sua mais incrível aventura: um local paradisíaco na América do Sul.

Soul (2020)

O filme trata sobre o embate entre um homem que não quer morrer e uma alma que se recusa a encarnar no planeta Terra.

Viva a Vida é uma festa (2018)

A animação fala sobre a relevância da família e o quanto nossos ancestrais são importantes para a nossa história

 

Cada processo é único, assim como as relações e tradições de cada família. O importante é seguir o que diz o coração e deixá-lo chorar, se for preciso, inclusive, na frente das crianças.