Publicado em: 16 de abril de 2021 | Categoria: Escolha a Vida

5 iniciativas pela vacinação que você precisa conhecer

No combate à pandemia, diversas iniciativas têm surgido com o objetivo de aproximar as pessoas da Ciência de uma forma acessível e didática. São campanhas e projetos que trabalham na luta contra as Fake News que têm, infelizmente, se tornado tão comuns, atravancando o processo de vacinação coletiva contra a Covid-19.

Para que a vida possa continuar como ela deve ser, perto de quem amamos, nosso apelo é para que a população em geral seja vacinada o mais breve possível. Assim, lançamos o movimento Escolha A Vida, que se soma a outras iniciativas de conscientização sobre a importância da vacinação para frearmos a propagação do vírus.

Busque informações confiáveis e confie nos órgãos que são autoridade em Saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente juntos poderemos virar a página da pandemia.

Conheça abaixo as campanhas que estão ajudando a conscientizar a população sobre a importância das vacinas:

Escolha A Vida

Com o objetivo de conscientizar a comunidade e órgãos competentes sobre a importância do cuidado com as pessoas, nós, do Grupo Cortel, lançamos a campanha Escolha A Vida. É um pedido em forma de manifesto em prol da aceleração do processo de vacinação para a preservação da vida.

Nossa ação conta com ampla divulgação em nossas redes sociais – Instagram, Facebook e Youtube – de informações sobre a importância da vacinação. O poeta Allan Dias Castro está conosco neste movimento e, para expressar nossa emoção e nosso pedido, criou o poema que você assiste abaixo.

Para participar desta campanha, compartilhe nosso vídeo manifesto, tire uma foto sua segurando um cartaz com as hashtags #escolhaavida #escolhaaciência #escolhaavacina, poste nas suas redes sociais e nos marque: @grupocortel. Clique aqui para baixar o arquivo de impressão dos cartazes e fazer parte deste movimento.

Equipe Halo

Cientistas e pesquisadores do mundo todo unidos pela conscientização sobre a importância da vacinação contra a Covid-19. Toda participação é voluntária. Os profissionais envolvidos nesta iniciativa foram convidados a compartilharem sobre suas pesquisas em suas redes sociais, principalmente no aplicativo TikTok. Assim, os voluntários levam informação de qualidade sobre a vacinação à população.

Em inglês, “Halo” significa “auréola”, o anel luminoso que circunda a Terra em sua passagem pela frente do sol. O projeto Halo é um projeto global da Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com The Vaccine Confidence Project da London School of Hygiene & Tropical Medicine.

União Pró-Vacina

A iniciativa tem o objetivo de unir instituições acadêmicas e de pesquisa, poder público e órgãos da sociedade civil para combater desinformações relacionadas à vacinação.

Entre as ações já desenvolvidas pelo projeto estão a divulgação nas redes sociais de material informativo com base em documentos da OMS, realização de lives de entrevistas com pesquisadores e criação de podcast e ferramentas de combate à Fake News e ao negacionismo científico.

União Pró-Vacina é organizada pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo Ribeirão Preto da USP em parceria com o Centro de Terapia Celular (CTC), o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), a Ilha do Conhecimento, a Vidya Academics, o Gaming Club da FEA-RP e o Pretty Much Science.

Caso você tenha interesse em colaborar com os projetos desta iniciativa, pode entrar em contato pelo e-mail upvacina@usp.br.

Todos Pelas Vacinas

Iniciativa brasileira criada por organizações ligadas à divulgação científica e ao combate à desinformação para promover a conscientização sobre a importância da vacinação contra a Covid-19 e outras doenças preveníveis por vacinas.

No site do Todos Pelas Vacinas você encontra materiais didáticos para educadores, conteúdo em áudio e vídeo para serem compartilhados pelo WhatsApp, dicas de podcasts de divulgação científica que abordam a questão das vacinas, jogos interativos e muito mais.

Vacinando e Contando

Este projeto é uma das vertentes da iniciativa mencionada acima. No Instagram do Vacinando e Contando, há registros de histórias de pessoas vacinadas contra a Covid-19, entre elas muitos artistas e personalidades do país. Os relatos são divulgados nas redes sociais do projeto. Caso você já tenha se vacinado e queira compartilhar a sua história, entre em contato pelo e-mail vacinandoecontando@gmail.com.

Para chegarmos ao fim da pandemia, precisamos nos unir em prol da vacinação. Vamos sair dessa, mas faremos isso juntos, vem conosco?

Acompanhe nossas redes sociais para mais informações sobre as vacinas e como você pode ajudar a combater a pandemia.