In Memoriam

Este é o canal de conteúdo do Grupo Cortel, trazendo curiosidades, informações e dúvidas sobre cremação e assuntos relacionados aos serviços que oferecemos. 

00_capa_conexao_cortel

AUTOCONHECIMENTO NO PAPEL: UM EXERCÍCIO SIMPLES PARA SE CONHECER MELHOR

Para dar continuidade à nossa série de textos sobre autoconhecimento, hoje vamos falar dos múltiplos papéis que exercemos na vida e como ao analisá-los podemos descobrir pistas de valores, qualidades, motivação e comportamento sobre nós mesmos.

Imagine um homem de 45 anos. Ele pode exercer o papel de pai, marido e irmão na sua vida pessoal/social; pode exercer o papel de professor, empreendedor e palestrante em sua vida profissional; e pode exercer o papel de escritor e músico quando está na sua versão lazer. E o que todos esses papéis têm em comum?

 

Vamos começar com um exercício simples, mas muito poderoso! Ele tem como finalidade nos ajudar a tomar consciência dos nossos múltiplos papéis na vida e encontrar os denominadores em comum entre eles. Aposto que você terá insights poderosos!

 

Pegue 10 folhas de papel em branco. No cabeçalho de cada uma delas, escreva “Quem sou eu?”. Em seguida, escreva em cada folha uma resposta para cada pergunta (como no exemplo da imagem abaixo).

 

 

Quando tiver terminado, reveja todas as dez folhas e amplie o que escreveu. Escreva (1) por que disse isso, e (2) o que empolga você a respeito dessa resposta.

 

Quando acabar, reveja e organize as folhas em ordem de prioridade. Em outras palavras, qual identidade importa mais para você? Coloque esta página no topo. Qual é a próxima? Esta vai por baixo da folha de cima. Continue até que a identidade menos importante fique no final da pilha.

 

No fim, reveja as dez folhas em ordem e olhe cuidadosamente para como você descreveu o que te empolga. Veja se há alguns denominadores em comum dentre as dez respostas e escreva-os em uma folha separada.

 

Abaixo mostramos um exemplo de uma pessoa fictícia que completou o exercício.

 

 

Parabéns! Você está começando a tocar em coisas que seu emprego, vida pessoal ou missão dos sonhos precisa ter para que você se sinta empolgado, completo e útil.

 

Como você se sentiu ao realizar esse exercício? Escreva esses insights em um caderno ou no bloco de notas do celular e guarde com você.

 

Ao longo desses conteúdos, você poderá juntar todos os insights de cada um dos exercícios sugeridos e tomar decisões importantes, que afetarão seu desenvolvimento pessoal.

Atualizar Cadastro