In Memoriam

Este é o canal de conteúdo do Grupo Cortel, trazendo curiosidades, informações e dúvidas sobre cremação e assuntos relacionados aos serviços que oferecemos. 

00_capa_conexao_cortel (1)

A IMPORTÂNCIA DOS TALENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Você sabia que a maioria das pessoas têm dificuldade em dizer no que são boas? Não conseguem identificar os seus talentos e qualidades, mas sabem listar inúmeros defeitos!

Fomos ensinados na escola a colocar o foco em corrigir nossas fraquezas, o que levou a uma negligência de nossos pontos fortes. Por exemplo, era muito comum se dizer: “em matemática ou em português, você está indo mal e precisa concentrar todo o seu esforço nestas matérias”.

Mas pense bem, nadar a favor da correnteza é muito mais fácil do que contra! Identificamos que estamos nadando a favor quando tudo corre de forma prazerosa, conspira a nosso favor. Claro que o rio pode ter algumas pedras, corredeiras e cachoeiras, mas quem faz a escolha do rio que quer nadar é você.

Definir o rumo da nossa vida de acordo com a nossa tendência natural ou o nosso talento é nadar a favor da correnteza. Nadar no sentido inverso da correnteza é quando tentamos ser o que não somos, tudo se torna mais difícil e o prazer desaparece de nossas vidas, pois estaremos contra o nosso talento.

Portanto, identificar e desenvolver talentos é fundamental para aumentar nosso bem-estar, felicidade e performance. Ao trabalharmos nossas forças e qualidades, empregando-as no dia a dia, podemos ser mais eficazes, eficientes e felizes.

Mas o que são talentos?

Talentos são definidos como padrões naturalmente recorrentes de pensamento, sentimento e comportamento, que podem ser aplicados de forma produtiva, além de se manifestarem em experiências de vida caracterizadas por anseios, aprendizagem rápida, satisfação e atemporalidade. 

Os talentos são considerados inatos, uma espécie de matéria-prima indispensável para o desenvolvimento de pontos fortes.

Começamos a desenvolver os nossos talentos cedo. É a partir dos 3 anos de idade, quando nosso cérebro absorve uma infinidade de estímulos e formam-se as sinapses – as ligações que o cérebro faz. 

Como é muita informação, o cérebro começa a escolher as ligações mais fortes e vai desativando as mais fracas. Essa escolha acontece por fatores genéticos e pelas nossas experiências de vida nesses primeiros anos.

E são a partir dessas ligações escolhidas pelo seu cérebro que se formam os talentos. Por serem ligações fortes, a sensação é de que os seus talentos acontecem naturalmente para você.

Algo que você faz quase que instintivamente, e justamente nessas coisas que você faz naturalmente mora o seu maior potencial de crescimento. Tornar seus talentos conscientes pode ser muito atrativo e útil para sua vida.

Mas como posso identificar os meus talentos?

O Instituto Gallup realizou ao longo de 30 anos diversas pesquisas com mais de 2 milhões de profissionais de todo o mundo para mapear o talento humano. São médicos, advogados, empresários, gerentes, artistas, e centenas de outras profissões, dos mais variados níveis de excelência.

Os resultados foram surpreendentes, mostrando que há basicamente 34 diferentes talentos nas pessoas, e que cada uma possui 5 talentos dominantes.

Abaixo colocamos uma lista dos 34 talentos e uma pequena definição de cada um deles. O exercício que propomos é que você possa ler cada um dos 34 talentos e marcar os 5 que mais combinam com você. 

Caso queira, você pode também imprimir a lista dos 34 talentos e entregar para familiares e amigos próximos e pedir para eles listem os seus 5 talentos na visão deles. Faça a comparação com a sua marcação e tire seus insights!

Resumo dos Talentos (segundo Buckingham e Clifton):

Adaptabilidade: Vive o momento. Responde bem às exigências do presente. Facilidade de lidar com exigências repentinas, desvios ou com imprevistos. Extremamente flexível. Capaz de lidar com múltiplas e diferentes exigências simultaneamente.

Análise: Aprecia fatos, teorias e análises consistentes. Objetivo, lógico e rigoroso. Gosta das informações. Deseja compreender como as coisas funcionam e buscar padrões de influência mútuos. Possui um mente refinada.

Ativação: Aprecia a ação e o movimento. Acredita que é apenas através das ações que as coisas acontecem. Age rapidamente, assim que uma decisão é tomada. Ação é vista como o melhor instrumento de aprendizagem. Impaciente.

Autoafirmação: Autoconfiante. Acredita em si mesmo. Tem confiança em suas habilidades e no seu discernimento. Extremamente responsável. Não se deixa abalar facilmente pelos argumentos dos outros, por mais persuasivos que sejam.

Carisma: Gosta de conhecer novas pessoas e cativá-las, conquistá-las. Considera os estranhos estimulantes. Encontra prazer em quebrar o gelo e estabelecer conexão com estranhos. Uma vez feita a conexão fica feliz, e segue adiante para a nova conquista. Prevalência de relações superficiais, com muitas pessoas.

Comando (liderança): Facilidade em liderar. Não se sente mal em impor seu ponto de vista. O confronto não o assusta. Não sossega até ver outras pessoas concordando com seu ponto de vista. Facilidade em tomar a frente. Pode intimidar as pessoas. Tem presença e atrai as mesmas.

Competição: Compara-se e compete com os outros. Se atingir seu objetivo, sem superar seus pares, não dá valor a realização. Gosta de vencer. Compete para ganhar. Aprecia mensurações, pois estas facilitam as comparações. Gosta de disputas e competições. Pode evitar disputas onde a vitória não é possível.

Comunicação: Gosta de explicar, descrever, falar, receber pessoas e escrever. Aprecia e consegue dar vida às ideias e acontecimentos, comunicando-os com maestria. Atrai a atenção, fazendo com que as pessoas gostem de ouvi-lo. As imagens que suas palavras descrevem prendem o interesse.

Conexão: Percebe conexões e relações de causalidade facilmente. Solícito, atencioso e compreensivo. Certo da unidade da humanidade é um construtor de pontes entre diferentes pessoas e diferentes culturas. Pode proporcionar consolo às pessoas de que há um propósito além da rotina diária.

Contexto: Olha para o passado a fim de compreender o presente. A compreensão do passado lhe traz confiança. Toma decisões com base no passado. Ao ser confrontado com o novo (pessoas e situações), demora a se orientar e a decidir. Observa seus erros e os dos outros tomando como base o passado.  Aprende e dificilmente volta a cometer o mesmo erro.

Crença: Portador de valores duradouros. Pratica os seus valores. Valoriza a responsabilidade e a ética. Voltado para a família e altruísta. Pode ser espiritualizado. Traz significado e satisfação a sua vida e das pessoas a sua volta. É importante que o seu trabalho tenha significado.

Desenvolvimento: Enxerga o potencial das pessoas. Acredita que essas podem progredir e se desenvolver. Sua meta é ajudar as pessoas a crescer e a se desenvolver. Percebe com facilidade os sinais de crescimento humano, tem grande disposição para ajudar as pessoas no seu desenvolvimento.

Disciplina: Aprecia o planejamento, a ordem e a previsibilidade. Gosta de definir rotinas e concentrar-se em horários e prazos. Bom em planejamento (executar e cumprir). Necessidade de precisão e estruturação. Gosta de se sentir no controle. Avesso a surpresas. Intolerante com erros.

Empatia: Facilidade de se colocar no lugar das outros e de compreender. Consegue prever as necessidades das pessoas. Capacidade de ajudar as pessoas a expressarem sentimentos, empregando as melhores palavras.

Estudo: Adora aprender, sendo que o processo de aprendizagem o atrai. Envolve-se constantemente em experiências adultas de aprendizagem. Prospera em ambientes de trabalho dinâmico, onde precisa aprender muito e depressa.

Excelência: Aprecia transformar algo bom em soberbo. Fascinado pelos pontos fortes. Tendo encontrado um ponto forte, se sente compelido a desenvolvê-lo até chegar a excelência. Quer tirar proveito dos seus próprios pontos fortes, em vez de ficar lamentando o que lhe falta.

Foco: Precisa ter uma meta clara. As metas passam a servir de bússola, ajudando-o a fixar prioridades e fazer correções para retornar ao curso. O foco o faz ser eficiente. Impaciente diante de atrasos, obstáculos e desvios de percurso. Mantém colegas de trabalho e colaboradores centrados.

Futurismo: Enxerga além do horizonte e percebe o que o futuro pode reservar. É um sonhador que tem visões do que poderia ser e que trata essas visões com carinho. As pessoas adoram vê-lo descrever suas visões do futuro. Traz esperança para as pessoas. Suas visões do futuro lhe dão força e aos outros também.

Harmonia: Procura zonas de entendimento. Não aprecia o conflito e o atrito, tentando limitá-los ao máximo. Procura fazer com que os outros se desviem do conflito e restaura a harmonia. Evita polêmica. Modifica de bom grado seus objetivos para evitar colisão (desde que isso não viole seus valores).

Ideação: Fascinado pelas ideias. Está sempre procurando conexões. Adora quando descobre, sob a complexidade, um conceito para explicar como as coisas são. Fica muito motivado quando tem uma nova ideia. As pessoas podem vê-lo como criativo, original, conceitual e até mesmo brilhante.

Imparcialidade: Necessidade de tratar as pessoas de forma igualitária, não importando sua posição. Vê-se como uma sentinela contra a desigualdade e a injustiça. Acredita que as pessoas funcionam melhor em um ambiente estável, em que as regras sejam claras e aplicadas igualmente a todos. É justo e previsível.

Inclusão: Quer incluir as pessoas e fazê-las sentir-se parte do grupo. Evita grupos que excluem ou outros. Faz poucos julgamentos, pois estes podem ferir os sentimentos dos outros. Tem a convicção de que somos todos iguais. Todos são igualmente importantes e devem ser incluídos.

Individuação: Fica curioso com as qualidades únicas de cada um. Concentra-se nas diferenças entre os indivíduos. Torna-se impaciente com generalizações ou tipos, porque não quer obscurecer o que é inconfundível em cada pessoa. Consegue extrair o melhor de cada indivíduo, pois é um grande observador. Consegue construir equipes produtivas.

Input: É curioso. Gosta de colecionar coisas: informações ou objetos tangíveis. Possui uma mente dinâmica e tem vários interessantes. Recolhe, coleta e arquiva coisas.

Intelecção: Gosta de pensar e de atividade mental. Esta pode ser focada em diversos temas. Aprecia o tempo que passa sozinho, pensando, analisando e meditando. Introspectivo, sente-se bem na sua própria companhia.

Organização: Procura a melhor maneira de fazer as coisas. Do mundano ao complexo, está sempre procurando a configuração perfeita. Aprecia situações dinâmicas. Gosta de ter o controle de todas as variáveis, alinhando-as e realinhando-as, até encontrar uma ótima configuração.

Pensamento Estratégico: Capacidade de abrir caminho em meio à desordem e encontrar ordem. Enxerga padrões onde os outros veem apenas complexidade. Concebe facilmente cenários alternativos. Avalia e lida os obstáculos com precisão. Excelente estrategista.

Positivista (Otimista): Generoso com os elogios, sorridente e está sempre à procura do lado positivo das situações. Dificilmente se deixa abater diante do pessimismo alheio, dos desafios da vida e das adversidades.

Prudência: Cuidadoso e vigilante. Percebe o mundo como um lugar imprevisível. Procura identificar, avaliar e reduzir os riscos. Caminha cuidadosamente pela vida. Sério, tende a abordar a vida com reserva.

Realização: Necessidade de realizar algo todos os dias. Se o dia passa sem uma realização, sente-se insatisfeito. Trabalha várias horas sem ficar extenuado. Possui um alto nível de energia e de produtividade. Assim que conclui uma meta ou projeto, lança-se em outro.

Relacionamento: Aprecia relacionamentos profundos e sinceros e gosta de conviver com amigos e pessoas próximas. Sente-se bem com a intimidade. Quer compreender os sentimentos dos outros, objetivos, temores e sonhos, bem como deseja que eles compreendam os seus.

Responsabilidade: Assume responsabilidade em tudo que o envolve. Em geral cumpre o prometido, caso não cumpra, não se contenta com desculpas e racionalizações. Possui uma quase obsessão por fazer as coisas certas. Digno de confiança. Disposição para ser prestativo, pode fazê-lo assumir uma carga maior do que deveria.

Restauração: Aprecia resolver problemas, bem como analisar desafios, identificando o que está errado e encontrando soluções. Gosta de trazer as coisas de volta à vida. Bom em identificar problemas e erradicá-los. Sabe que sem sua intervenção as coisas podem parar de funcionar.

Significância: Quer ser reconhecido e apreciado por seus pontos fortes. Deseja se associar a pessoas que sejam de confiança e bem-sucedidos. Quer que seu trabalho possua um significado.  Sua vida é cheia de significado e metas que deseja alcançar.

Fique ligado em nosso blog para mais conteúdos sobre desenvolvimento pessoal e autoconhecimento.

Atualizar Cadastro