In Memoriam

Este é o canal de conteúdo do Grupo Cortel, trazendo curiosidades, informações e dúvidas sobre cremação e assuntos relacionados aos serviços que oferecemos. 

respeitorespeito

SAIBA RESPEITAR A OPINIÃO DOS OUTROS

No trabalho, no círculo de amigos e até mesmo na nossa família, pessoas que discordam do seu ponto de vista sempre irão existir. Ouvir alguém com uma visão diferente da sua sobre determinado tópico pode ser muito engrandecedor e uma excelente oportunidade de aprendizagem.

Lembre-se que ouvir a opinião do próximo não é o mesmo que aceitá-la como verdade absoluta. Todos têm o direito de falar e expressar suas ideias, bem como responder pelo o que é dito. Ao estabelecer uma relação de respeito em que todos possam falar e ser ouvidos, boa parte dos famosos “mal entendidos” podem ser resolvidos.
Outro fator a se considerar é a dificuldade em compreender as diversidades, ideologias e costumes. Por isso, não tente abraçar o mundo: comece aos poucos, com a sua família primeiro.
Ouvir pessoas diferentes pode abrir seus horizontes. Ou seja, entender o motivo de alguém tomar uma decisão torna muito mais fácil rejeitá-la ou reconsiderá-la. Ser maduro o suficiente para reconhecer quando estiver errado também é bastante importante.
Mas e quando a opinião do outro depender de mim? Se você fez essa pergunta, entenda que existem dois pontos a se considerar. O primeiro é se a opinião é ofensiva e é expressada de maneira que diminua os outros. Caso sim, o ideal é desconsiderá-la. O segundo ponto é mais específico: quando alguém, apesar de já expressar sua opinião e vontade sobre algo não quiser realizar tal questão que vá ao encontro da sua ideia, saiba que o respeito vai além de apenas ouvir e entender seus motivos.
Um parente que optou por cremação, por exemplo, só poderia realizar sua vontade se seus parentes respeitassem sua opinião sobre o procedimento, mesmo sem concordar com esse destino póstumo.
Quando ouvir o próximo se tornar um hábito comum, não só o convívio, seja no trabalho ou em casa, vai se tornar mais fácil, assim como também pode se transformar em uma fonte inesgotável de conhecimento.
Atualizar Cadastro