Blog

Este é o canal de conteúdo do Grupo Cortel, trazendo curiosidades, informações e dúvidas sobre cremação e assuntos relacionados aos serviços que oferecemos. 

Captura de Tela 2019-02-25 às 10.20.42

5 CURIOSIDADES SOBRE CREMAÇÃO

Você quer ser enterrado ou cremado? Todo mundo já se fez essa pergunta alguma vez na vida. Mas, ao contrário do enterro, a cremação nem sempre foi vista com naturalidade. Por isso, separamos algumas curiosidades sobre o processo que hoje em dia é considerado a mais moderna e ecológica forma de homenagem.

A cremação não afeta o Meio Ambiente

As cinzas, mesmo quando espargidas em rios, mares e bosques, não poluem o meio ambiente, pois seus resíduos tóxicos resultantes da queima são retidos por filtros de ar, obrigatórios por lei. 

Obrigatória em algumas religiões, não permitida em outras
Para budistas e hinduístas, a cremação é a única forma de purificar a alma, tornando-se um processo obrigatório nessas religiões. 

Outras, como islamismo, candomblé e judaísmo, não permitem a cremação, logo acreditam que o corpo deve voltar à terra. 

No catolicismo, até a década de 60, a cremação foi um tabu. Mas hoje em dia, os fiéis já podem escolher livremente seu destino. 

Comum na Inglaterra
Lugares com pouca extensão de terra acabam tornando o enterro um procedimento mais custoso. Desta forma, a cremação acaba sendo uma despedida mais acessível. Por conta disto, na Inglaterra, 70% dos britânicos desejam ser cremados. 

Uma Cremação por Vez
Além de ser proibido por lei cremar dois corpos simultaneamente, as câmaras de cremação são construídas para comportar apenas um adulto por vez. Isso garante que os familiares levem as cinzas corretas, fazendo da cremação um processo seguro e preciso. 

Uma opção econômica

Os gastos da cremação variam conforme o tipo, a duração do velório, o modelo do caixão e os ornamentos. Por isso, ela pode ter custos menores que o sepultamento tradicional. 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente.

 

Atualizar Cadastro