In Memoriam

Este é o canal de conteúdo do Grupo Cortel, trazendo curiosidades, informações e dúvidas sobre cremação e assuntos relacionados aos serviços que oferecemos. 

Screen Shot 2019-01-30 at 09.01.06

O MOMENTO DE FALAR

Não importa o gatilho que desperte o questionamento sobre a morte: seja o falecimento de alguém próximo, um animalzinho de estimação que deixa a família, ou mesmo animações – como em Rei Leão, onde o protagonista Simba perde o pai -. É importante saber como tratar o assunto sem muitos rodeios com as crianças.

Frases como “Agora ele é uma estrelinha no céu”, “Ele está dormindo para sempre” ou “Fez uma longa viagem” irão apenas confundir a mente das crianças. Elas tendem a misturar imaginação e realidade. Logo, vão tentar elaborar maneiras de chegar às estrelas, ficarão com medo de dormir ou constantemente perguntarão quando seu amigo voltará da grande viagem.

O melhor a se fazer é explicar que tudo o que está vivo um dia não mais estará. Se você pratica alguma religião que explica o processo de passagem, use como parâmetro, mas também deixe claro que existem outras formas de ver esse momento. Se você não souber responder os questionamentos do seu filho, procure junto com ele as respostas.

A mudança de comportamento após a compreensão do assunto é comum. Nesse momento, deixe bem claro à criança que ela nunca estará sozinha e sempre haverá alguém para cuidar dela. E que, um dia, ela terá que cuidar de alguém também.

 

Atualizar Cadastro