In Memoriam

Este é o canal de conteúdo do Grupo Cortel, trazendo curiosidades, informações e dúvidas sobre cremação e assuntos relacionados aos serviços que oferecemos. 

Natal

O NATAL E AS CULTURAS DO MUNDO

Diversas religiões possuem uma festa que equivalem ao Natal do cristianismo.

Os judeus também realizam as festividades natalinas, mas por um motivo e forma diferente dos cristãos. A celebração se chama Hanuká, que comemora a reconquista do Templo judaico que estava em poder dos gregos. A celebração, ocorre todos anos por quatro dias no mês de Dezembro. O tipo de comemoração varia de acordo com cada família, indo desde confraternizações familiares, até com amigos envolvendo jogos clássicos. O candelabro de 9 pontas, Hanukía, tornou-se um símbolo da festa, parecido com a árvore de natal do cristianismo.

Indo para o Oriente, no Islamismo há duas festas. A primeira chama-se Eid-ul-Fitr, que celebra a existência do Alcorão, que seria “a bíblia islâmica” da religião. e a segunda festa é o Eid-ul-Adha, conhecida como a “festa do sacrifício.”  Nas duas, há comemorações públicas e também troca de presentes.

O Natal para os budistas é o que mais se assemelha ao Cristianismo, só que ao invés de comemorarem o nascimento de Cristo em dezembro, os budistas festejam em 08 de abril o nascimento de Sidarta Gautama – o Buda. A celebração é chamada de Hana Matsuri. Muito famoso em grande parte do Japão e da Ásia, o festival ocorre durante o início da primavera, envolvendo desde confraternizações familiares a até mesmo festas nas ruas. Muitas cidades do Brasil como São Paulo, Curitiba e Londrina realizam festas anuais, envolvendo gastronomia e desfiles com grandes decorações orientais para comemorar a data.

Por fim, ainda vale destacar que no hinduísmo há o Diwalli, que trata-se de um festival de cinco dias. O Diwalli é também denominado “Festa das Luzes”, é comemorado com toda a família e é uma das festividades mais importantes para essa religião. As festas duram cinco dias, cada um com uma programação especial, envolvendo desde usar roupas novas, dividir doces, decorar a casa com padrões artísticos indianos chamados de rangoli – feitos com grãos de arroz coloridos – até à soltar fogos de artifícios nas ruas.

Atualizar Cadastro