Blog

Este é o canal de conteúdo do Grupo Cortel, trazendo curiosidades, informações e dúvidas sobre cremação e assuntos relacionados aos serviços que oferecemos. 

O Mundo Unido pela Vida

O MUNDO UNIDO PELA VIDA – COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO

A mulher tem sido uma das maiores vítimas da violência em nossa sociedade: uma em cada três mulheres brasileiras já sofreu algum tipo de violência em sua vida. Por isso, neste ano de 2017, o dia 20 de agosto, data que celebramos o Mundo Unido pela Vida – ação mundial promovida pela ALPAR (Associação Latino-Americana de Cemitérios Parque e Serviços Funerários) -, o Grupo Cortel convida você a vestir a camiseta em defesa da vida das mulheres,unindo forças contra a violência de gênero.

A ação ocorre no DOMINGO, dia 20 de Agosto, das 10h às 14h, no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Serão distribuídos 359 cata-ventos no local: número equivalente ao número de feminicídios (consumados ou tentativas de) na capital gaúcha no ano de 2016.

Estes mesmos cata-ventos tem duas de suas hélices na cor branca. Já a terceira é da cor lilás, representando o índice de que a cada três brasileiras, uma já sofreu algum tipo de violência ao longo da vida. Os cata-ventos, além de homenagearem as vítimas da violência, tem o intuito de chamarem atenção ao alarmante número dessa violência específica: o feminicídio. Na mesma data, serão distribuídos materiais informativos relacionados aos canais de denúncia, prevenção e informação àquelas que podem estar em situação de vulnerabilidade.

O Grupo Cortel traz esse tema à pauta em função destes alarmantes percentuais:

-> 43,1% das mulheres brasileiras já foram vítimas de violência dentro de sua própria residência. (Fonte: Agência Brasil)

-> 31% das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência em 2016. 61% dos agressores eram conhecidos. (Fonte: Fórum Brasileiro de Segurança Pública)

-> 359 mulheres foram vítimas de feminicídio (ou sofreram tentativa de feminicídio) em Porto Alegre, no ano de 2016. No dia 20 de agosto serão distribuídos 359 cata-ventos em homenagem à memória das vítimas da violência de gênero na capital gaúcha. (Fonte: Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul)

-> A taxa de feminicídios* no Brasil é a quinta maior do mundo. (fonte ONU)

*Feminicídio é o homicídio doloso praticado contra a mulher por “razões da condição de sexo feminino”. É o crime cometido em função do gênero.

Sobre a ação
O Mundo Unido pela Vida é uma ação mundial promovida pela ALPAR (Associação Latino-Americana de Cemitérios Parque e Serviços Funerários). No Rio Grande do Sul, o evento global conta com a parceria do Grupo Cortel. Em 2016, a ação contou com o engajamento de 32 mil pessoas em 23 países ao redor do planeta.

Atualizar Cadastro