In Memoriam

Este é o canal de conteúdo do Grupo Cortel, trazendo curiosidades, informações e dúvidas sobre cremação e assuntos relacionados aos serviços que oferecemos. 

pascoa

A PÁSCOA PELO MUNDO

Mais do que “sinônimo” de chocolate, a Páscoa é um dos feriados mais importantes do Cristianismo. Entre março e abril (ao fim do período de 40 dias após a Quarta-Feira de Cinzas, conhecido como “Quaresma”), os cristãos celebram a Semana Santa, em cujo domingo é comemorada a Ressurreição de Jesus Cristo. Com esta tradição secular, o feriado ganhou contornos de diversas culturas. E, desta forma, muitos países possuem o seu jeito próprio de celebrar a data.

Alemanha
Na Alemanha, a Páscoa é comemorada junto com a chegada da primavera, por isso existe a tradição de se decorar as árvores com ovos de galinha esvaziados através de um furo e coloridos com tinta e papel.

Austrália
Ao invés do coelho usual, quem distribui ovos de Páscoa na Austrália é o Bilby, um marsupial nativo do país.

Bermudas
A Páscoa costuma ser celebrada nas Bermudas com os habitantes empinando pipas coloridas para representar a ascensão de Cristo ao céu.
Escócia
Uma das brincadeiras tradicionais é uma disputa entre as crianças que consiste em rolar ovos de galinha decorados por uma ladeira, para ver qual deles consegue atingir a maior distância sem quebrar.

Finlândia
A Páscoa na Finlândia é comemorada de forma semelhante ao que vemos no Halloween americano, com crianças fantasiadas pelas ruas recolhendo doces dos vizinhos.

França
Na França existe uma tradição desde 1973 onde os cavaleiros da Confraria Mundial da Omelete Gigante de Páscoa preparam uma “modesta” omelete com nada menos do que 15 mil ovos.

Guatemala
Na Guatemala, a Páscoa é marcada por celebrações religiosas com trajes típicos, incensos, máscaras e tapetes coloridos – que enfeitam o caminho dos fieis até as igrejas.

Grécia
A Páscoa traz uma curiosa tradição na Grécia, em que ovos vermelhos (simbolizando o sangue de Jesus) são distribuídos entre convidados, que devem encostar no ovo de outro convidado até rachá-lo. Reza a lenda que o último a ter seu ovo rachado terá bastante sorte no ano seguinte.

Índia
Na Índia, a Páscoa e a chegada da primavera são celebrados com o alegre e colorido festival Holi, em que os hindus comemoram o surgimento do deus Krishna com muita música, dança e comidas especiais. Pós de diversas cores são utilizados pelos anfitriões para marcar a testa dos convidados e por crianças e adultos mais empolgados que brincam de deixar tudo ao seu redor bem colorido.

Polônia
Na Páscoa da Polônia, a tradição diz que o dono da casa não pode ajudar a preparar o famoso “Pão de Páscoa”, pois caso contrário seu bigode ficará cinza e a massa irá desandar.

Fonte: Manual do Mundo

Atualizar Cadastro